Desenvolvida pelo nosso time para a ONG Pipa Social, a campanha foi criada para o lançamento da nova coleção de bijuterias sustentáveis e acaba de ser selecionada para a edição de abril da prestigiada revista internacional Lürzer’s Archive.
A coleção, intitulada de Tramas: Energias Brasileiras, é inspirada na obra da pintora Tarsila do Amaral, um dos símbolos do movimento modernista no Brasil. A Pipa Social é um polo de criação e produção coletiva voltado para pessoas talentosas que moram em comunidades do Rio de Janeiro, com foco na busca por posicionamento profissional e consequente inclusão social.
É um projeto 100% sustentável que utiliza elementos como madeira de reflorestamento, pedras e cristais brasileiros, metais (cobre, aço e alumínio) e tecidos. “Nosso desafio era retratar as peças criadas pelas artesãs relacionando com as obras da Tarsila, além de levar em conta que estamos comunicando para o público europeu”, disse João Santos, Diretor de Criação da Wide.
A coleção será vendida nas principais cidades do velho continente, tendo início em Paris.
FICHA TÉCNICA
Agência: Wide Comunicação Expandida
Cliente: Pipa Social
Direção de Criação: João Santos
Redação: Rafael Reis
Direção de Arte: João Santos
Planejamento: Leonardo Silveira
Aprovação: Helena Rocha
Há 100 anos, em Weimar, na Alemanha, era fundada o que viria a ser uma das mais importantes escolas de design e arquitetura do mundo. A Bauhaus surgiu para descomplicar o conceito de beleza e romper com tudo aquilo que os movimentos artísticos da época pregavam.
Vivendo o pós-guerra, a Europa passava por um momento de escassez e austeridade, o que não combinava em nada com exagero do estilo art déco. Cenário perfeito para uma ruptura, a Bauhaus então surgiu e ganhou admiradores quando passou a classificar esse exagero como desperdício, sinalizando uma certa necessidade de funcionalidade na arte.
A escola durou apenas 14 anos, mas as suas ideias modernistas reverberaram pelo mundo e podem ser vistas até hoje em nosso cotidiano. A arte simplista e cheia de funcionalidade está nos traços de Mondrian, nas formas de Klee, nos móveis de Wassily e em uma infinidade de objetos.
O paralelo entre o momento de pós-guerra vivido na Europa e o mercado publicitário brasileiro é evidente. Escassez e austeridade aqui também são palavras de ordem. E, sendo assim, é natural que a gente retome o entendimento de que o desperdício e a ostentação não fazem sentido. O problema está na contrapartida.
A expressão “É a crise!” virou desculpa para pisar apenas em terrenos seguros. A consequência é um nível de criatividade muito raso. E, esse parece ser o ponto que faltou o mercado aprender. Bauhaus virou uma chave apostando na simplicidade, sem abrir mão da inovação.
Por aqui, o medo trava o marketing das empresas. As agências sofrem com alterações e refações infinitas como se a décima alteração em um banner Google tivesse efeito prático. Os clientes são bombardeados com um volume de informação como se uma newsletter por dia fosse convencer alguém a consumir mais. Os criativos veem seu ofício perder o sentido como um post com 3 likes.
Desculpe a referência infantil, mas Mufasa, um dos poucos leões que fazem sentido, diria “Olhe Simba. Todo esse vale de layouts sem funcionalidade é nosso reino!”. Uma pena. Dias de treva que não combinam em nada com a comemoração dos 100 anos da Bauhaus.
O Hotel Grand Hyatt está se preparando para o carnaval de um jeito diferente. Durante a folia, os hóspedes vão receber confete sustentável para brincar nos blocos.
Criado pelo time Wide e batizado de Confete Amigo, o item é feito com folhas que caem das árvores e depois são furadas manualmente. A ideia é deixar um rastro ecológico e minimizar os impactos que a festa deixa na cidade.
O Confete Amigo é totalmente biodegradável e pode até mesmo funcionar como um adubo natural. Enquanto a versão de papel, apesar de usar material reciclado, demora a se decompor na natureza e ainda envolve a utilização de corantes.
Para Mariana Pedrosa, gerente de marketing do Grand Hyatt, "assim como o hotel, o carnaval de rua do Rio de Janeiro é muito icônico e a iniciativa fortalece o nosso posicionamento de valorizar a cultura da nossa cidade. Aliado a essa ideia, conseguimos trazer à tona o tema de sustentabilidade, que guia todas as nossas ações e inciativas com o público interno e com a comunidade local”.
Na ação, que vai acontecer na próxima semana, os hóspedes vão receber o confete em embalagens reutilizáveis para curtir o carnaval sem lixo! :)
Confira o board de mais essa ação bacana que estamos colocando na rua!
FICHA TÉCNICA
Direção de criação: Pedro Portugal
Redação: Patrícia Macedo
Direção de arte: Ulysses Moraes
Planejamento: Luciana SantAnna
Aprovação: Mariana Pedrosa
Em sua mais recente campanha, a Uniabeu, uma das maiores universidades da Baixada Fluminense, convida a todos para as inscrições do seu vestibular 2019 de ensino presencial e a distância. Para comunicar isso, criamos o conceito "deixa com a gente", relacionando valores como "sucesso" e "futuro" ao ensino superior oferecido pela instituição.
Além da criação, nosso time também entrou em campo através da veiculação em diferentes mídias. As peças foram para a rua em busdoor, outdoor, rádio e anúncios de Google e Facebook, garantindo uma comunicação integrada.
Através de uma expertise focada em performance e resultados, ainda atuamos junto às equipes de marketing e comercial do cliente, analisando a inteligência de dados durante a campanha, realizando cliente oculto e fazendo recomendações de melhora no processo para definir estratégias de captação. O resultado disso foi um crescimento de 35% das inscrições em relação à campanha do ano anterior.
A Tegra Incorporadora acaba de chegar à Zona Sul do Rio com o empreendimento Volp40, representando a transição da agitação tradicional da vizinhança para a tranquilidade de um lar cheio de exclusividade. Para comunicar o lançamento, criamos em parceria com a Domus Arquitetura todas as plantas e o projeto do stand de vendas, localizado na Rua Voluntários da Pátria - 40, no coração de Botafogo.
E em um desafio de apenas 20 dias, um prazo recorde para o mercado imobiliário, nosso time de criação desenvolveu o conceito que envolveu a comunicação online e offline: o "refúgio urbano", traduzindo a descompressão e a harmonia entre a vida boêmia da região e a exclusividade dos apartamentos.
Ao todo foram 240 peças criadas, veiculadas através de redes sociais, mobiliário urbano, mídia impressa, entre outros. E o resultado da campanha foi imediato, gerando 4 milhões de impactos e 1241 leads, ultrapassando a meta inicial de vendas.
A ação de Dia das Mães, que foi ao ar entre 24 de abril e 13 de maio foi a primeira grande campanha que criamos para shoppings centers do Grupo Saphyr. A comunicação guarda-chuva foi desenvolvida pela nossa equipe de criação e content marketing para o Granja Vianna, Shopping Paralela e SuperShoppingOsasco.
O desafio era comunicar as promoções especiais dos shoppings para a data comemorativa e inspirar os consumidores a celebrarem o que chamamos de o "maior amor do mundo" comprando presentes para suas mães.
Além do conceito, nosso time ainda promoveu as ativações nos shoppings, campanhas de mídia on e offline e o conteúdo das redes sociais de cada um.
Para o Bossa Nova Mall (RJ) ainda foi criada uma campanha com foco nos eventos realizados pelo shopping para celebrar a data, com oficinas recreativas para os pequenos se divertirem com suas mães.
Explorando o conceito “Bem Verão Venancio”, o objetivo da campanha é passar a mensagem de viver bem a estação, reforçando os cuidados e ofertas da rede através de ativações diferenciadas no PDV, nas praias e pelas ruas.
Com o objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados com a exposição ao sol, já que as temperaturas aumentam e os dias são mais longos criamos os “Queimadões”. A ação, realizada nos PDVs conta com dois promotores que simulam a exposição excessiva ao sol. Eles conversam com as pessoas e dão dicas sobre os cuidados com a pele, além de divulgar das promoções da loja.
Para aproximar a marca do maior point do verão, criamos a “Summer Bike”, uma bicicleta que circula nos fins de semana pelas praias do Rio para vender produtos relacionados ao verão. A ação conta, também, com os “Protetores de Verão”, cariocas que se preocupam com as pessoas que estão circulando pela orla, distribuindo amostras de protetores, viseiras e ventarolas.
A orla também recebe o “CaminhOnda”, um caminhão personalizado com o painel de LED que circula divulgando as ofertas Bem Verão Venancio, o jingle e o uso das hashtags #BemVerãoVenancio nas redes sociais.
Os brindes não ficaram de fora. Para a ação de vendas em parcerias com as marcas, criamos um guarda-sol e cadeira de praia com a cara da campanha.
No Dia Mundial da Luta Contra Aids, criamos a ação “Saúde em Ordem” para a Drogaria Venancio com foco na conscientização do sexo seguro. Colocamos a campanha dentro dos apps de relacionamento mais usados no Brasil: Happn, popular no público hétero, no Grindr e no Wapa, focados no público gay.
Para mostrar que o HIV não tem cara, a ideia se baseou na criação de doze perfis que escondiam uma mensagem embaralhada para despertar a curiosidade dos usuários. Ao abrir qualquer perfil, era revelada mais uma mensagem: “A cada 15 minutos alguém é infectado pelo vírus do HIV, mas, juntos, nós podemos diminuir essa estatística. Aproveite que existe uma Drogaria Venancio perto de você, garanta seu preservativo gratuitamente e curta a vida com mais proteção!”
Como esses aplicativos funcionam por geolocalização, as pessoas que estavam perto da Venancio foram imediatamente impactadas e o sampling de preservativos da marca Prudence aumentou consideravelmente o fluxo de clientes nas lojas. Confira o videocase da ação:
FICHA TÉCNICA
Direção de Criação: Bruno Almeida, Pedro Portugal
Planejamento: Leo Silveira
Redação: Bruno Buhr, Patrícia Macedo e Pedro Portugal
Direção de Arte: Renata Maia
Motion Designer: Pedro Henrique Souza
Atendimento: Gabrielly Benedetto e Joana Guigues
Aprovação: Giselle Thomazo
Com campanha desenvolvida pelo nosso time criativo, o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) volta a promover o Clube do Futuro, concurso que levará estudantes de comunicação a estagiarem na criação de dez agências cariocas: 11:21, 3A Worldwide, Agência3, Artplan, DPZ&T, Binder, Sides, Wide, Kindle e Z+.
A campanha explora como conceito o “O não você já tem!” e foi desenvolvida em parceira com o Estúdio Insônia.
Nas peças diretores de Criação do Rio de Janeiro aparecem em expressões de quem reprova uma ideia. Ilustram a comunicação Bruno Almeida (Wide), Fábio Barreto (Sides), Fábio Onofre (Agência3) — que está na foto de detalhe desta matéria –, Gustavo Bastos (11:21), Gustavo Tirre (Artplan) e Henrique Carvalho (3A Worldwide).
Além de cartazes, que serão distribuídos pelas universidades do Rio de Janeiro, peças também serão veiculadas em rádios e nas redes sociais do CCRJ.
Para nós é uma satisfação poder contribuir com essa grande iniciativa do CCRJ, fundamental para promover a renovação do mercado carioca com a entrada de novos profissionais. As inscrições estão abertas e vão até 12 de janeiro pelo site: www.clubedecriacao.rio/futuro.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Bruno Almeida e Pedro Portugal
Direção de Arte: Thiago Santos
Redação: Bruno Bhur
Fotografia: Beto Gatti (Estúdio Insônia)
Produção de áudio: Silence
Hoje foi divulgado o resultado da pesquisa anual realizada pelo jornal O Globo em parceria com a TroianoBranding que elege as marcas preferidas dos cariocas e é com grande prazer que comemoramos a presença de quatro dos nossos clientes nessa lista!
O Marcas dos Cariocas 2017 elegeu a PUC-Rio em 1º lugar na categoria Universidade Particular e BarraShopping como Shopping Center favorito pela oitava vez consecutiva. A Drogaria Venancio ficou em 2º lugar em Farmácias e Zona Sul em 4º na lista de Supermercados.
Na sua oitava edição, a pesquisa abrangeu 40 categorias de negócios e avaliou a relação do público com o serviço oferecido pelas empresas. Foram mais de quatro mil entrevistas e as marcas que entraram foram reconhecidas pela “qualidade, identificação com o cliente, evolução, preço justo e respeito ao consumidor”.
Além de contribuir estrategicamente com a construção dessas grandes marcas que conquistaram esse reconhecimento do carioca, fomos responsáveis pelos anúncios da Drogaria Venancio e BarraShopping, publicados na revista comemorativa.
Av. das Américas, 500 - Bl.9 - Sl. 129
Barra da Tijuca.
Pedro Portugal
Diretor de Criação
Pedro Portugal é Diretor de Criação da Wide e Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro. Tem MBA em Marketing Empresarial e pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual. E leciona a disciplina de Redação Publicitária na Facha e na UNISUAM.